Representantes de prefeituras de todo o país estão em Fortaleza, até sexta-feira (30), reunidos no XVII Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) para debater a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na prática cotidiana da gestão pública. Por meio de seu presidente Expedito José do Nascimento, a Aprece participou da abertura do evento, no Centro de Eventos do Ceará, na noite dessa terça-feira (28). A solenidade contou com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello; da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; entre outras autoridades, além de representantes de órgãos públicos e de entidades ligadas à área da Assistência Social.

Em nome de todos os prefeitos do país, o presidente da Aprece fez uso da palavra na abertura do evento. Na oportunidade, ressaltou a importância do Suas, fazendo um paralelo da realidade dos municípios antes de sua implantação e das mudanças positivas observadas na qualidade de vida da população através da busca ativa em favor da inclusão social. O gestor ressaltou que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados para garantir o pleno e efetivo funcionamento do Sistema, mas afirmou acreditar que é através da forte interlocução entre os entes federados e os órgãos com atuação na área que as políticas públicas necessárias poderão ser executadas com resultados cada vez mais concretos.

Este ano, o Suas completa 10 anos, o que torna a sua discussão ainda mais pertinente. O XVII Encontro Nacional do Congemas tem como grande objetivo avaliar os avanços do Sistema nesse período e seus principais desafios para os próximos anos. Durante três dias, gestores municipais e estaduais participarão das plenárias do evento e de 26 minicursos.